Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Auto-piedade, incapacidade fantasiosa, cárcere auto imposto, castigo, culpa, lamentação, resignação e reclamação. E tudo isso como se tivesse arrastando correntes com pesos de chumbo por ondepassa.Esseéoretratodaquelequecarregaemsiocomplexo devítima.Umperfilpreocupante,justamenteporfazeroindivíduo crerquenãoécapazdeteraprópriavidanasmãos.Buscamentão atravésdasreclamaçõesquealguémsecompadeçaeosajudema mudar a própria vida. Alguns até se compadecem e tentam, mas existemcoisasqueninguémrealmentepodefazerpornós.Outros tantos sentem pena, repulsa, desprezo e aversão. O que só aumenta a sensação de ser um coitadinho.
Sentimentodeansiedade,preocupaçãoouraivadequeméví tima de algo de alguém.
NaPsicologiaétendênciaobsessivaparasefazerdevítima. Vítima e vitimismo são diferentes. Vítima é uma pessoa:ferida, quesucumbeaumadesgraça,sacrificadaaosinteressesoupaixões deoutrem,vencida,dominada.Vitimismoéumestadodequemse considera prejudicado em todos os acontecimentos. Em uma ou maisexperiênciasdesofrimento,seacovardaemlugarderesistir com coragem. Fica de braços cruzados, à espera que alguém se prontifiquearesolverosseusproblemas,incluindoosemocionais. E,nocotidiano,senãohouverprivilégios,senãolevarvantagem, emite frases como: “Ninguém gosta de mim” ou “Não me retribuem como eu merecia” e, ainda, “Não esperava que fizessem isso ou aquilo”… O vitimismonãoéumacaracterísticainerenteàsvitimas,poisgrande partedelas reage com bravura ehonradez.
A psicologia também explica que o vitimismo demonstra uma personalidade com autoestima reduzida. Quem se vitimiza desejaqueooutroocompreendanoquantoelesofre,emboraseja bom. E coloca um terceiro como aquele que faz mal a ele, o culpado por suas frustrações e fracassos. Muda-se essa forma de ser somente no autoconhecimento,na compreensão de que não é vítima.
Éessencial,paraqueoserhumanoselibertedaescravidão do domínio, do vitimismo e da mágoa, a percepção de suas fragilidadesetraumas,asaídadocomodismoedoconformismoe odesejodemudançasquepermitemevoluireserenovar.
Façade vocêmesmoumaOvelhaeosLobostecomerãovivo-BenjaminFranklim.
Carlos Oliveira dos Santos:
Diretor da Escola de Teologia Cristã Reformadores
Diretor da Editora Educação Cristã
Doutor em Teologia e Bacharel em Filosofia.
Escritor, Palestrante, Articulista e Especialista em Teologia Sistemática e Histórica.